Precificação: Quais erros não cometer na hora de definir os preços de seu produto ou serviço?

Como precificar um produto ou serviço? Esse é um dilema comum vivido por empreendedores, que sofrem com a dificuldade em saber qual o preço justo de venda daquilo que oferecem ao mercado. Um valor muito baixo pode ser sinônimo de prejuízo, e muito alto pode afastar a clientela.

Chegar ao valor ideal não é uma tarefa tão simples. Há quem pense que basta jogar um percentual fixo sobre o custo de cada produto e pronto, a precificação está feita. Mas a prática mostra que usar sempre o mesmo parâmetro pode ser um grande erro em médio/longo prazo para a empresa, que pode ter despesas inicialmente não planejadas, ou perder competitividade frente à concorrência.

Para que você entenda como fazer a precificação sem cometer erros, preparamos um artigo repleto de informações. Continue a leitura e não perca nenhum detalhe!

O que é a precificação

A precificação é, de forma simples, o ato de colocar preço naquilo que você oferece, seja um produto ou um serviço. E esse ato envolve diretamente a competitividade, a atratividade e a lucratividade para o negócio. Logo, qualquer erro nesta etapa pode acabar com todo o planejamento feito anteriormente e colocar a empresa em risco.

Desta forma, precificar um produto deve fazer parte da estratégia do seu negócio, desde a fase inicial de lançamento daquilo que você irá comercializar. Afinal de contas, o preço tem um peso importantíssimo na sua estratégia de mercado, contribuindo para a maximização de vendas e de faturamento, no aumento da participação no mercado, e serve ainda para reagir às mudanças da concorrência.

Como não errar na hora de precificação?

Como você viu no tópico anterior, a precificação tem um papel fundamental na estratégia do seu negócio. Construir o preço de cada item de forma adequada é fundamental para a saúde financeira da sua empresa, garantindo equilíbrio das contas e permitindo que você possa colocar em prática um plano de expansão do seu negócio. 

Desta forma, para não errar na hora de como precificar seus produtos, siga esses passos que vale para qualquer tipo e tamanho de empresa:

Conheça os custos e despesas

Ter um preço muito baixo pode ser sinônimo de prejuízo, mesmo que você faça muitas vendas. Isso ocorre quando o faturamento fica muito abaixo dos custos e despesas que sua empresa tem. Imaginar que ter um enorme volume de vendas significará um caixa cheio pode ser um grande erro e que pode até mesmo inviabilizar seu negócio.

Para evitar que sua empresa entre nessa situação, o primeiro passo é saber quais são seus custos fixos e variáveis, como aluguel, despesas com pessoal, pagamento de fornecedores, impostos, água, luz, telefone, entre tantas outras despesas necessárias para manter seu negócio de portas abertas.

Tenha uma margem de lucro

Com os dados de seus custos e despesas, é hora de definir qual a margem de lucro da sua empresa, ou seja, definir quanto será o lucro líquido na venda de determinado produto ou na prestação de um serviço. Lembre-se que não basta que o valor obtido seja suficiente apenas para cobrir suas despesas, é necessário ter um ganho extra para garantir que seu negócio sobreviva no mercado, ao mesmo tempo que possa ter recursos para novos investimentos. 

Esse lucro será a diferença entre o faturamento gerado nas vendas de um produto ou serviço e os custos existentes. O lucro é bruto quando consideramos apenas os gastos relacionados à execução da atividade, e líquido quando estão inclusas todas as saídas de valores do caixa da empresa. 

Não existe uma fórmula pronta para definir qual a margem de lucro ideal, e ela deve ser pautada no equilíbrio financeiro da sua empresa, visando sempre uma rentabilidade responsável. 

Esteja atento ao mercado

Ao definir qual será sua margem de lucro, é fundamental estar atento à concorrência, conhecer quais seus preços praticados e ter uma base de sua margem de lucro. Com tais informações, você fará a precificação dos seus produtos ou serviços de forma compatível com as exigências de mercado, garantindo sua competitividade.

Jamais entre na guerra de preços de forma permanente — uma campanha ou outra é tolerável, até para você atrair um novo público para sua empresa. 

Mantenha o equilíbrio

Como mencionamos lá no início, ter uma margem de lucro baseada em um único percentual pode ser um erro. O ideal é que cada produto ou serviço tenha sua margem de lucro, afinal de contas alguns itens podem ter uma margem menor para servir de chamariz para sua empresa, enquanto outros podem ter uma margem maior, principalmente àqueles que acabam sendo agregados ou indispensáveis.

Ao adotar essa estratégia, você pode ampliar o ticket-médio do seu negócio, ao vender mais produtos para um mesmo cliente. Essa estratégia de equilíbrio deve ser criteriosamente planejada e pode ser um grande diferencial do seu negócio.

Conte com especialistas ao seu lado

Como você viu, a precificação de produtos é um tema bastante complexo e, qualquer erro, pode trazer sérias consequências para sua empresa. Saber como encontrar o preço ideal de cada item pode ser fator fundamental para garantir o sucesso e a rentabilidade do seu negócio.

Aqui na Exatus Contabilidade contamos com especialistas na área que poderão lhe ajudar a fazer a precificação mais correta e livre de erros. Para isso, usamos toda a experiência e conhecimento adquirida por nossa equipe para indicar qual o melhor preço que você pode praticar no mercado, garantindo uma margem de lucro justa para você.

Se ficou interessado e quer um auxílio precioso na precificação de seus produtos ou serviços, entre em contato agora mesmo com nossa equipe, e veja como podemos lhe ajudar. Estamos te esperando!

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