Automação Jurídica: Um novo formato de gestão

Por décadas, os escritórios de advocacia operam sob um modelo de negócios em que os advogados passam grande parte do dia em tarefas demoradas, como pesquisar e redigir contratos e outros documentos legais detalhados, deixando de lado a automação jurídica e o uso da tecnologia. 

À medida que os avanços tecnológicos continuam a permear todos os aspectos da vida, os escritórios de advocacia podem querer começar a explorar maneiras pelas quais podem aproveitar e usar essa tecnologia a seu favor.

Para permanecer competitiva e lucrativa, as empresas precisam encontrar maneiras de otimizar processos, reduzir redundâncias e melhorar a eficiência. Um método fácil para atingir esses objetivos é implementar um processo de automação jurídica.

Quer saber mais sobre o tema, e como isso pode ajudar seu escritório de advocacia a crescer? Então leia nosso artigo!

O que é a automação jurídica?

Quando 23% do tempo dos advogados pode ser automatizado, não é surpresa que, além do investimento contínuo nas tendências de tecnologia de escritórios de advocacia, a automação do conhecimento jurídico tenha se tornado uma prioridade para os principais escritórios. A automação do conhecimento está rapidamente se tornando um dos componentes mais interessantes, lucrativos e inovadores das pilhas de tecnologia legal. 

A automação do conhecimento jurídico é uma combinação de inteligência artificial, aprendizado de máquina e interfaces fáceis de usar. Ele oferece às empresas a capacidade de trabalhar de maneira mais inteligente, mais rápida e liberar recursos de tempo anteriormente dedicados a tarefas manuais. 

No entanto, com sua estreita conexão com a inteligência artificial, a automação do conhecimento geralmente é confundida com outras tecnologias legais emergentes. Portanto, é importante definir exatamente com o que estamos lidando quando falamos sobre automação jurídica.

Máquinas fazendo trabalhos manuais

Em todos os setores, em sua base, o conhecimento pode ser descrito como “o que sabemos” e, nos escritórios de advocacia, esse conhecimento é construído sobre a extração de valor de uma enorme variação de fontes de dados e informações — de depoimentos a pesquisas mais recentes sobre um assunto especializado. É esse conhecimento coletivo dos funcionários que permite que uma empresa se diferencie e obtenha uma vantagem sobre seus concorrentes. 

A automação do conhecimento é, portanto, qualquer processo ou software que utiliza tecnologias de máquina para substituir tarefas manuais anteriormente trabalhosas associadas à extração de significado dos dados. Isso traz resultados mais eficientes e em larga escala para os advogados. 

Porque a automação é importante?

Para quem trabalha no setor, a razão para automatizar processos jurídicos é clara — o setor está se afogando em uma quantidade cada vez maior de dados. A automação jurídica de tarefas manuais associadas a esses processos não apenas permite que os advogados se concentrem em elementos de maior valor do seu caso, como também é necessário manter os escritórios de advocacia competitivos e relevantes. 

O gerenciamento eletrônico de casos também mudou a maneira como os documentos são tratados. As empresas agora estão armazenando arquivos de casos volumosos eletronicamente e empregando bancos de dados para rastrear, editar, pesquisar, distribuir e arquivar documentos.

Os novos advogados também estão usando a tecnologia mais do que nunca, operando aplicativos de banco de dados específicos para sua área de atuação e usando ferramentas de videoconferência e outros dispositivos eletrônicos para concluir tarefas diárias.

Embora as bibliotecas jurídicas não estejam extintas, a pesquisa jurídica eletrônica prevalece como o método mais comum de pesquisa jurídica. Profissionais usam uma ampla variedade de bancos de dados jurídicos para realizar pesquisas, verificar jurisprudência e rastrear dados. 

A inteligência artificial em escritórios de advocacia também já é vista como um importante diferencial. Muitas empresas preferem escritórios bem equipados, que tenham plataformas modernas, sistemas eficientes e práticos, e que garantam segurança total e redução da margem de erro. 

A jurimetria, também oferecida por plataformas especializadas, é outra tecnologia que podem ser usada na automação e o futuro da profissão jurídica, garantindo mais segurança ao se traçar uma estratégia jurídica. Dessa forma, o escritório de advocacia do futuro passa a contar com um grande diferencial.

Além disso, uma equipe jurídica que usa a inteligência artificial a seu favor, passa a desempenhar sua atividade da melhor forma. Afinal de contas, é possível delegar à softwares tarefas repetitivas ou simples, permitindo que o advogado tenha mais tempo para a análise geral do caso.

Não perca mais tempo

De como você promove sua empresa a como você interage com os clientes, a tecnologia está mudando rapidamente a maneira como seu escritório de advocacia opera e como você faz seu trabalho. Mesmo que você tenha demorado a adotar novas tecnologias, seus clientes as estão usando e esperam que você possa entregar rapidamente os documentos detalhados necessários para resolver seus problemas jurídicos.

A dura verdade é que as empresas que não adotam novas tecnologias e continuam operando sob modelos de negócios arcaicos correm o risco de serem superadas pelos concorrentes e ver suas bases de clientes e lucros diminuindo. A adoção da automação jurídica é uma maneira eficaz de obter não apenas uma vantagem sobre os concorrentes, mas também atrair e reter clientes e aumentar as margens de lucro da sua empresa.  

Se gostou de nosso artigo sobre automação jurídica, leia também o material sobre o que são indicadores jurídicos e sua importância em mensurá-los. Boa leitura!

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