A Black Friday do passado, caracterizada por longas filas, lojas lotadas e compradores em busca de negócios, é a antítese do que a experiência de varejo se tornou durante a pandemia. Por isso, a Black Friday 2020 deve ser diferente, incentivando o distanciamento social e migrando como nunca para o mundo digital.
Isso torna esse momento de vendas especialmente complicada para os varejistas que não estão preparados para essa migração digital. E além disso, outros pontos precisam de uma atenção especial para que essa data tão aguardada por compradores e vendedores possa recuperar, ao menos parcialmente, um pouco das vendas afetadas neste 2020 atípico.
Mas quais serão, de fato as tendências para este ano, e como se preparar para elas? Confira em nosso artigo e esteja preparado!
Como se preparar para a Black Friday 2020?
O último trimestre do ano é, tradicionalmente, o período mais movimentado e lucrativo para o comércio eletrônico. No entanto, a sequência de eventos que continua a se desenrolar em 2020 significa que podemos estar diante de um período de pico muito diferente neste ano.
A pandemia do coronavírus mudou uma série de coisas, e as restrições, distanciamento social e o medo de uma segunda onda do Covid-19 indicam que a Black Friday 2020 será marcada, principalmente, pelo aumento nas vendas online.
E com todo mundo comprando mais online em 2020, todas as melhores ofertas estão ficando fora de estoque ainda mais rápido do que o normal e muitos produtos populares estão simplesmente indisponíveis, mesmo ainda faltando alguns dias para a data oficial do Black Friday.
O evento anual de compras oferece uma analogia útil de como todos devem pensar sobre a situação iminente: a Black Friday apresenta uma grande oportunidade para os varejistas aumentarem as vendas e atraírem novos clientes. Porém, a falha em se preparar adequadamente para este evento pode ser catastrófico, significando grandes perdas de ganhos potenciais e confiança do cliente.
Preparar o comércio online
Embora as vendas online tenham disparado para muitos varejistas desde já, muitos deles também não estavam preparados para lidar com o aumento do tráfego e das vendas. A capacidade de dimensionar agora é crítica todos os dias, não apenas na Black Friday ou na véspera de Natal.
Para prosperar no clima de varejo de hoje, os varejistas devem investir em tecnologias escaláveis para ajudá-los a se preparar para picos imprevisíveis nos negócios online. Essa estratégia provavelmente inclui a atualização para uma plataforma de comércio eletrônico flexível que está pronta para escalar com as demandas de tráfego em constante mudança.
E os varejistas que estão começando a vender online (ou a uma taxa muito maior do que antes) também devem considerar as implicações de segurança de mudar para as vendas online.
Como você vai prosperar hoje?
Não importa que tipo de itens sua empresa vende ou em que volume, existem oportunidades de estabilização ou crescimento – mesmo durante uma pandemia global. Você só precisa procurar maneiras de mudar para o comércio online, implementar tecnologia que aprimore a escalabilidade e oferecer aos clientes o que é necessário.
Acima de tudo, procure maneiras de ajudar. À medida que o país sai de meses de bloqueio, os clientes vão se lembrar das marcas que ajudaram e buscaram criar uma conexão real com suas comunidades.
O desconto precisa ser mais inteligente, agora mais do que nunca.
Em meio à imprevisibilidade do COVID-19, as marcas inteligentes sabem que não podem se dar ao luxo de redefinir as expectativas dos consumidores por descontos do tipo Black Friday o ano todo.
Com os consumidores sendo incapazes de entrar fisicamente em uma loja de varejo como antes da pandemia, atrair clientes vai além de descontos. Na maioria dos casos, nenhum valor de desconto convencerá os compradores da loja a comprar online dentro de certas categorias de mercadorias.
Quando há um ambiente econômico frenético como o que temos agora, as marcas precisam de planejamento e estratégia por meio de descontos e otimização inteligentes. As marcas já têm clientes fiéis, e o que deve ser comunicado a esses clientes não precisa estar totalmente relacionado ao negócio.
Independentemente do ambiente econômico, dos tempos bons ou ruins, alguns clientes simplesmente precisam de menos desconto para comprar do que outros. Adaptar estratégias e oferecer aos clientes descontos muito mais direcionados com base em sua sensibilidade ao preço é uma estratégia mais inteligente que preservará as vendas e a margem bruta ao mesmo tempo.
Cortar preços pode convencer os consumidores a gastar rápido, mas prejudica a lucratividade no longo prazo. Em algum momento no início para os varejistas, o desconto tornou-se a estratégia. Mas será muito difícil para essas mesmas marcas venderem pelo preço integral quando essa incerteza econômica se dissipar.
Ao mudar para descontos mais inteligentes, os varejistas podem personalizar, revisar e implementar ofertas mais precisas em tempo real e economizar mais dinheiro para que as empresas possam sobreviver a essa turbulência e emergir mais fortes do outro lado.
Aproveite o momento
Para resumir, dadas as altas demandas contínuas e os pedidos online que os varejistas terão, é necessário se adaptar essa nova tendência. E em vez dos ciclos recorrentes e sazonais de demanda, os varejistas estão acostumados, na esteira do COVID-19, as marcas devem enfrentar uma alta demanda consistente de e-commerce o ano todo.
Assim, o que é uma tendência prevista para o Black Friday 2020, tem tudo para ficar após essa data festiva do comércio. E quem estiver melhor preparado desde já, poderá ter melhores resultados.