Atrair o cliente ideal é o sonho de todo empresário. Afinal de contas, ter um consumidor que tenha maior afinidade com aquilo que você vende ou serviço que presta maximiza as chances de fechar negócio.
Porém, até se chegar a esse ponto é preciso muita dedicação, estudo de mercado e da concorrência, e conseguir identificar exatamente como o cliente se porta ao adquirir seu produto ou serviço. Com base nesses estudos é possível ir traçando um perfil de cliente ideal também para o seu negócio.
Quer saber mais sobre o tema, e como você pode fazer isso também em sua empresa? Confira nosso artigo!
Faça parcerias
Firmar parcerias com empresas que tenham produtos ou serviços relacionados — e não concorrentes — é uma excelente técnica para atrair o cliente ideal e aumentar sua credibilidade perante seu público consumidor. Ao usar a base de clientes de uma empresa parceira, é natural que eles vejam sua empresa de forma diferenciada e aumentem suas chances de fechar negócio.
Para exemplificar essa parceria, podemos citar uma revenda de carros e uma corretora de seguros. Ao se fechar a compra de um veículo, a primeira empresa pode já indicar a segunda, o que maximiza as possibilidades de fechamento de negócio.
A partir do momento que duas ou mais empresas se unem torna-se mais fácil atrair clientes para ambas. Esse tipo de estratégia é bastante válido não só para as empresas, como também para sua base de clientes e prospects. Por meio dela, todos saem ganhando com mais informação, confiança e novas possibilidades.
Mas é essencial ainda que as parcerias sejam feitas de forma responsável, afinal de contas uma empresa passa a representar a outra em um negócio. Uma empresa que não tenha uma boa credibilidade de mercado não é um bom parceiro, já que quando ela indica alguém, gera a desconfiança no cliente. Desta forma, antes de firmar qualquer parceria, pesquise como ela se porta no mercado e qual seu nível de credibilidade.
Invista na propaganda boca a boca
Uma das formas de atrair o cliente ideal para sua empresa é investindo numa das mais antigas técnicas de marketing: a propaganda boca a boca. Quando alguém fala bem do seu negócio e como ele solucionou o problema que ela enfrentava, é maior as possibilidades de outras pessoas que passam pela mesma dor procurarem sua empresa.
Desta forma, peça que seus clientes mais fiéis deixem testemunhos em seu site ou rede social. Outra possibilidade é fazer entrevistas com eles e levantar números sobre o sucesso que conquistaram. É importante que mais que apenas dizer que a empresa os ajudou, é apontar números mostrando que sua empresa tem um grande diferencial.
Com tais informações, as chances de você atrair um cliente ideal para o seu negócio é muito maior, já que ele verá que sua empresa foi capaz de resolver problemas semelhantes pelo qual passa. Crie cases de sucesso que possam ser compartilhados em redes sociais ou enviados a eles por e-mail e demonstre como você os entregará os mesmos resultados.
Defina o ICP ideal
Descobrir o perfil do cliente ideal, ou o chamado ICP (Ideal Customer Profile) é essencial para definir as estratégias de atração de clientes para qualquer empresa. É por meio da definição do perfil de cliente ideal que é possível traçar estratégias inbound e outbound marketing, bem como toda sua estratégia comercial, entre outros.
Aliás, descobrir qual o ICP da sua empresa é uma das primeiras estratégias que todo negócio precisa investir caso queira ter sucesso no mercado. Com base nela, você passa a ser mais assertivo na atração de seus clientes e, consequentemente, fecha mais negócios.
O primeiro passo para descobrir o perfil de cliente ideal é levantar informações em sua própria base de consumidor, identificando itens como o que comprou, quanto comprou, quanto gerou de faturamento, o cliente tem as expectativas satisfeitas ou superadas, quanto tempo ele é cliente da empresa, com que frequência compra, onde este cliente está localizado, entre vários outros itens.
Para facilitar essa coleta de informações, é importante ter uma forma fácil de obter estes dados a partir do seu ERP ou do seu CRM. Isso permite que você possa acompanhar frequentemente qual o ICP na sua empresa e atualizá-la sempre que as características se alterarem.
Aplique na sua empresa
Como você acompanhou, atrair o cliente ideal para sua empresa é um trabalho que precisa ser feito frequentemente e que envolve também saber o que ele deseja do seu negócio. Com tais informações em mão, tudo vai ficando mais fácil e você passa a direcionar suas estratégias já para esse público.
Se gostou de nosso artigo sobre perfil de cliente ideal, confira outros materiais que temos publicado em nosso blog. Há muita informação que podem ajudar sua empresa alavancar as vendas e se destacar ainda mais no mercado. Boa leitura!