Calcular o prazo médio de pagamento é um índice de solvência que mede o número médio de dias que uma empresa leva para pagar a seus fornecedores por compras feitas a crédito.
Para qualquer negócio, ter essa informação é de fundamental importância para compreender o fluxo de caixa do seu negócio. Além disso, saber usar o prazo a seu favor pode permitir que sua empresa tenha mais lucro, ou então que consiga recursos de outras maneiras se aproveitando do prazo.
A seguir, explicamos o que é o prazo médio de pagamento, e como é realizado o cálculo. Vamos conferir?
O que é o prazo médio de pagamento?
Também conhecido como um importante índice de solvência, o prazo médio de pagamento (PMP) avalia quanto tempo uma empresa leva para pagar a seus fornecedores, no caso de compras feitas a prazo.
Muitas vezes, quando uma empresa faz uma compra importante, os acordos de crédito são feitos com antecedência. Esses acordos podem dar ao comprador um tempo específico para pagar pelas mercadorias.
Frequentemente, quando o pagamento é efetuado rapidamente, o comprador pode aproveitar descontos específicos, o que diminuiria o preço global da compra. Por exemplo, no caso de um prazo de crédito 10/30, como comprador, você pode se beneficiar de um desconto de 10%, desde que o saldo seja pago em 30 dias.
Por que ele é importante?
O cálculo do período médio de pagamento pode revelar informações sobre o fluxo de caixa e a qualidade de crédito de uma empresa, expondo potenciais preocupações.
Por exemplo, a empresa está cumprindo as obrigações atuais ou apenas passando despercebida? Ou a empresa está usando seus fluxos de caixa de forma eficaz, aproveitando os descontos de crédito?
Portanto, investidores, analistas, credores e a equipe de gestão de negócios devem considerar essas informações úteis.
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Como calcular o prazo médio de pagamento?
Para calcular, primeiro localize as informações de contas a pagar no balanço patrimonial, localizado na seção de passivos circulantes. O período médio de pagamento é normalmente calculado usando informações de um ano, mas também pode ser útil avaliar trimestralmente ou em outro período de tempo.
Portanto, o período de tempo desejado pode ditar quais demonstrações financeiras são necessárias. Aqui está como calcular a equação do período médio de pagamento:
PMP = Fornecedores / Compras x 360
Se o cálculo é relativamente simples, cabe uma explicação sobre os seus componentes. Em primeiro lugar, você precisa encontrar o valor correspondente aos fornecedores, localizado no passivo do Balanço Patrimonial.
A seguir, é necessário localizar o valor médio das compras realizadas no período de análise. Essa etapa é um pouco mais complicada, pois você precisará lidar com uma fórmula apenas para compras, confrontando custo de aquisições e a variação de estoque.
Veja abaixo como fica esse cálculo:
Compras = CMV + Estoque Final – Estoque Inicial
O CMV é a abreviação para Custo das Mercadorias Vendidas, localizado na Demonstração de Resultado do Exercício (DRE). Ou seja, o cálculo do Prazo Médio de Pagamento exige o uso de diferentes documentos contábeis.
Após encontrar o valor médio das compras com essa segunda fórmula, você pode retomar a divisão do cálculo do PMP. Finalmente, multiplique por 360 — valor que representa o número de dias de um ano de maneira arredondada.
Como exemplo, vamos usar as seguintes informações:
Fornecedores = 680
CMV = 1.000
Estoque inicial = 290
Estoque final = 550
O primeiro passo, portanto, é encontrar o valor das compras. Já temos todas as informações necessárias, então é só usar nossa segunda fórmula:
Compras = CMV + Estoque Final – Estoque Inicial = 1.000 + 550 – 290 = 1.260
A seguir, use a fórmula do Prazo Médio de Pagamento para encontrar a quantidade média de dias que a empresa leva para quitar saldos com os seus fornecedores:
PMPF = Fornecedores / Compras x 360 = 680 / 1260 * 360 = 194,29
Ou seja, neste caso a empresa leva, em média, 194 dias para pagar os seus fornecedores.
Análise e interpretação
O período médio de pagamento no cenário acima parece ilustrar um período de pagamento bastante longo. A empresa pode estar abrindo mão de economias cruciais por demorar tanto para pagar.
Suponha que a empresa possa receber um desconto de 10% ao pagar dentro de 60 dias de um de seus principais fornecedores. A equipe de gerenciamento da empresa precisaria avaliar isso para ver se há fluxo de caixa adequado para cobrir a compra em 60 dias.
Se pudesse, isso poderia representar um bom aumento nos resultados financeiros, já que 10% é uma grande diferença em qualquer negócio.
Por outro lado, a empresa pode ser melhor mantendo seu dinheiro durante todo o período de pagamento e renunciando ao desconto de pagamento antecipado porque pode investir seu dinheiro em uma margem mais alta, ou em estoque de giro mais alto. Assim, ela ganharia mais de 10% sobre seu dinheiro reinvestindo em novos estoques mais cedo.
Todas essas decisões são relativas ao setor e às necessidades da empresa, mas é evidente que o período médio de pagamento é uma medida-chave na avaliação da gestão do fluxo de caixa da empresa. Assim, deve ser sempre a métrica de toda empresa.
Aplique na sua empresa
Resumindo, o período de pagamento é um sensor de quão eficientemente uma empresa utiliza as opções de crédito disponíveis para cobrir necessidades de curto prazo. Desde que esteja em linha com o prazo médio de pagamento para empresas semelhantes, não se deve esperar que essa medida mude muito com o tempo.
Quaisquer alterações nesse número devem ser avaliadas posteriormente para ver quais efeitos isso tem sobre os fluxos de caixa. E como também ficou evidente, fazer o cálculo de forma correta não é tarefa tão simples.
Nesse sentido, contar com a ajuda de um contador pode ser de fundamental importância. Ele ainda poderá lhe orientar se vale a pena aguardar o prazo ou tentar um desconto antecipado. Ou mesmo se não é mais viável usar o valor antecipado para outras modalidades mais lucrativas, como demonstrado acima.
Aqui na Exatus Contabilidade você pode contar com todo o suporte necessário para calcular o prazo médio de pagamento. Por isso, entre em contato com a gente se você deseja mais essa solução para o seu negócio.