A relação entre empresário e contador deve ser marcada pela confiança. Quando isso, por algum motivo, deixa de existir, é natural que o empreendedor queira mudar o profissional. E é aí que surge a dúvida: como mudar o contador de uma empresa?
Importante lembrar que a área contábil é vital para qualquer empreendimento. É ela que garante o cumprimento das obrigações fiscais, além de auxiliar nas áreas financeiras e trabalhistas da empresa. Sem ela, você pode até estar pagando mais impostos do que o necessário.
Então, se quer saber com mudar o contador de uma empresa, você veio ao lugar certo. Confira nosso artigo e tire todas as suas dúvidas!
A tomada de decisão
Como mencionamos, a contabilidade é uma área essencial para qualquer empresa. Sem um cuidado nessa área, o negócio pode passar por uma série de dificuldades e, em última instância, pode até mesmo ter de fechar as portas. Por isso, ter um escritório de contabilidade que preste um serviço de extrema qualidade e confiança é imprescindível.
Quando essa boa relação deixa de existir, é natural que o empreendedor queira mudar de contador. Ao mesmo passo, surgem inúmeras dúvidas, como qual o melhor momento para fazer essa troca? Como mudar de contabilidade e será que isso é um processo complicado?
De modo geral, a resposta para isso tudo é que é possível sim trocar de contador, e o processo é mais simples do que se imagina. Porém, antes de fazer a troca, é fundamental que você saiba para onde migrar a contabilidade da sua empresa. Afinal de contas, de nada adianta trocar um escritório ruim por outro que preste um serviço duvidoso.
Desta forma, ao procurar um contador em Mato Grosso, verifique suas referências, pesquise se ele possui um site e o que outros clientes dizem sobre seu escritório. Fique atento aos serviços prestados e se ele será capaz de atender a sua demanda, de forma prática, ágil e transparente.
Como mudar o contador de uma empresa
Tomada a decisão e já sabendo para onde migrar sua contabilidade, o primeiro passo é verificar o que diz o contrato que você mantém com antigo escritório. Alguns usam cláusulas que preveem multa no caso de rescisão ou a obrigação de um aviso prévio.
Caso isso conste em seu contrato, verifique qual o prazo do aviso prévio e, se a rescisão for motivada pelo descumprimento de alguma cláusula, quais medidas podem ser tomadas. É importar estar atento a esses e outros pontos que estejam no documento, evitando ter problemas legais mais tarde por descumprimento do acordo.
Outro ponto a ser observado é se há alguma pendência que o contador deixou passar. Verifique ainda se há processo de serem resolvidas, como parcelamento de débitos municipais, estaduais e federais.
Comunique o escritório de contabilidade
Superada a etapa anterior, é hora de comunicar ao escritório de contabilidade que você estará o deixando. No contrato que foi firmado, deve estar discriminado o que é necessário fazer nesse momento, mas em regra geral, será necessário:
- Fazer o pedido de encerramento do contrato
- Requerer toda a documentação (física e digital), senhas e logins em posse do contador
- Pedir um relatório de situação cadastral, para verificar se há mais pendências
- Solicitar que toda documentação seja enviada ao novo contador
No momento da troca de escritório de contabilidade, uma dica é formalizar esse distrato em documento, indicando que o encerramento do contrato ocorreu no final do mês, para que o novo serviço de contabilidade comece a atuar no período seguinte. Isso auxilia nos documentos necessários e no acompanhamento das questões tributárias, para que nada fique pela metade.
Outro ponto bastante importante é a carta de cancelamento. É ela que determina as condições de distrato do serviço com o antigo contador e que dará a segurança para ambas as partes. Nela, fica claro que o contratante poderá solicitar todos os documentos de posse do contador e a quitação de qualquer tributo sob responsabilidade deste. E para o antigo contador antigo, garante que a partir daquele momento, não tem mais responsabilidade sobre a determinada empresa.
Contrate um novo contador
Ao mesmo tempo que você encerra seu contrato com o antigo contador, você já deve manter contato com o novo escritório que passará a atender sua empresa. Aliás, ela poderá inclusive lhe auxiliar no processo e garantir que nada de errado fique para trás.
Além disso, ao realizar a troca de contador, é necessário assinar o Termo de Transferência de Responsabilidade Técnica. Trata-se de um documento que formaliza a troca da obrigação contábil de um escritório para outro. Nesse momento também deve ser assinado o Contrato de Prestação de Serviços Contábeis com quem irá assumir essa função.
Outras questões referentes ao processo de troca de contador podem ser resolvidas pelo serviço de contabilidade recém-contratado, que será o seu novo parceiro.
Como você viu, trocar de contador em Mato Grosso é mais simples do que você imaginada e permite que as relações de confiança entre empresa e o profissional possam ser restabelecidas. Como é um serviço vital em qualquer negócio, considere sempre essa relação em primeiro lugar.
Agora que você já sabe como mudar o contador de uma empresa, que tal conhecer os serviços prestados pela Exatus Contabilidade. Temos aqui uma equipe de especialistas prontos para atender ao seu negócio e avançá-lo para o próximo nível. Entre em contato agora mesmo com a gente!