Como o Coronavírus (COVID-19) afeta a gestão financeira da minha empresa?

O surto de coronavírus é antes de tudo uma tragédia humana, afetando centenas de milhares de pessoas. Também está tendo um impacto crescente na gestão financeira das empresas.

A pandemia de coronavírus (COVID-19) está causando preocupação generalizada e dificuldades econômicas para consumidores, empresas e comunidades em todo o mundo. A maioria delas já possui planos de continuidade de negócios, mas esses podem não atender completamente às variáveis ​​desconhecidas e em rápida evolução de um surto como o COVID-19. 

Sem contar ainda que os planos de contingência típicos geralmente não levam em consideração as quarentenas generalizadas, as interrupções nos negócios e na comunidade, além de adicionar restrições de viagem. Tudo isso vem afetando a gestão financeira das empresas.

E diante disso tudo, preparamos um artigo com orientações para que as finanças da sua empresa também não sejam duramente impactadas. Confira!

Principais medidas

À medida que o mundo lida com a magnitude do vírus COVID-19, encontramos nossas vidas diárias transformadas de maneiras que nunca pensamos serem possíveis. As empresas estão passando por um período de crescente incerteza. Todos os contratos assinados parecem estar em risco. Muitas organizações estão restringindo as viagens, limitando as reuniões de funcionários e até tendo suas equipes trabalhando em casa. Em um instante, um mundo que pensávamos que não poderia ficar mais virtual fez exatamente isso. 

Todos estão diante do novo desafio de administrar seus negócios sem interações cara a cara. Como manter-se conectados aos clientes, fornecedores e funcionários enquanto nos distanciamos um do outro para segurança pública e pessoal? Como minimizar os danos a tudo o que trabalhamos tão duro para construir?

Os maiores desafios serão em torno de como renegociaremos contratos, resolveremos conflitos e protegeremos nosso futuro. Trabalhar virtualmente pode apresentar seu próprio conjunto de desafios, mas também pode criar um novo mundo de oportunidades. 

Como manter a gestão financeira

Independentemente de você estar negociando pessoalmente, virtualmente ou por meio de um pombo-correio, os mesmos princípios básicos de negociação se aplicam para garantir uma gestão financeira eficiente. No entanto, você deve estar atento ao meio e ao impacto que ele pode ter. 

Por exemplo, utilizar a tecnologia para se comunicar com outros membros da sua equipe, acessar informações e dados, alavancar ferramentas colaborativas e até criar apresentações mais dinâmicas e visualmente atraentes. Se você não estiver trabalhando pessoalmente, será mais difícil ver e ler a linguagem corporal. Portanto, você deve estar mais sintonizado em ouvir sinais verbais de flexibilidade. 

Minimize gastos ao máximo

Outras medidas que devem ser tomadas urgentemente é minimizar os gastos ao máximo. Primeiro postergue tudo o que puder ser postergado de pagamentos, e renegocie tudo o que puder ser renegociado. 

No atual cenário as circunstâncias mudaram, então torna-se necessário abrir uma brecha para tudo o que já estava negociado e combinado no passado. Desta forma, reabra as negociações e proteja o caixa do seu negócio, porque ele é seu colchão de segurança.

Reduza os custos

Como segundo — e também doloroso passo — é cortar custos. Há inúmeras formas de fazer isso, desde medidas simples com os tradicionais cortes de supérfluos, até as mais drásticas, como  demissões ou reduções de carga horária. Tudo isso é extremamente difícil, mas necessário para a empresa sobreviver. 

Reduza também a saída de caixa, especialmente os gastos que sejam fixos, uma vez que não temos ideia de por quanto tempo essa crise vai durar. Porém, em cada decisão tomada, seja sempre muito transparente com sua equipe, permitindo que fique claro que está sendo feito sempre todo o possível para se salvar empregos.

Busque linhas de crédito somente em últimos casos

Há inúmeras instituições bancárias oferecendo linhas de crédito, mas faça uso delas apenas em últimos casos, já que isso pode ser um ciclo perigoso no longo prazo. É provável que empresas recorram a algum tipo de financiamento, mas aí é preciso ter cuidado para pegar o melhor possível, com taxas subsidiadas e mais atrativas, evitando criar uma dívida cara demais.

Tenha múltiplos cenários 

Para garantir uma gestão financeira eficiente, trabalhe com diversos cenários, tanto com os mais otimistas, quando os mais pessimistas. Isso permite que você se prepare da melhor forma para que sua empresa seja menos afetada. 

Como sugestão, nessas horas o ideal é contar com o auxílio de consultores financeiros, que conseguirão analisar mais rapidamente os cenários pela qual sua empresa atravessa, encontrando soluções que de fato tragam soluções para sua gestão financeira.

Aqui na Exatus Contabilidade contamos com uma equipe altamente capacitada para auxiliar sua empresa neste momento de crise. Nossos consultores podem lhe oferecer o melhor atendimento, aliado à uma análise profissional dos dados, indicando sempre o melhor caminho a seguir.

Entre em contato agora mesmo com nossa equipe de especialistas e tire todas as suas dúvidas sobre a gestão financeira da sua empresa em meio a crise do coronavírus. Estamos te esperando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.