Realizar o controle financeiro dentro de uma empresa não é uma tarefa fácil, principalmente se o empreendedor não tiver muita experiência em gestão.
São muitas as questões que merecem atenção, tais como o plano de negócios, o monitoramento de estoque, o pagamento de funcionários e fornecedores, entre outros. Por isso, é comum que surjam muitas dúvidas.
Para ajudar no processo, compartilhamos abaixo algumas dicas para ter melhor controle financeiro na sua empresa. Siga a leitura e confira!
O que é controle financeiro?
O controle financeiro é uma das atividades mais importantes e essenciais dentro do departamento financeiro de uma empresa, pois é utilizado para controlar as contas e conhecer a situação das despesas e receitas.
Ele fornece informações sobre a empresa, mas também é a base para qualquer ação ou mudança financeira que você deseja realizar. É um ponto de referência fundamental para manter um equilíbrio orçamental correto.
Em outras palavras, controle financeiro é o estudo e análise dos resultados de uma empresa, vistos sob diferentes perspectivas. Os objetivos devem ser comparados com os planos e programas de negócios, tanto de curto quanto de longo prazo.
Essas análises exigem uma série de processos de controle e ajustes para verificar se os planos de negócios desenvolvidos pela empresa estão sendo efetivamente seguidos. Assim, esses planos podem ser modificados em caso de irregularidades, desvios ou alterações imprevistas.
O controle financeiro deve também ser entendido como um instrumento de diagnóstico para detectar e comunicar aos restantes departamentos da empresa eventuais erros, desequilíbrios ou desvios do plano econômico geral e, a partir daí, tomar as medidas adequadas.
Leia também::: Você sabe a diferença entre receita e lucro?
Seis dicas para o controle financeiro empresarial
Para não perder a cabeça na hora de fazer o controle financeiro do negócio, vale a pena dar alguns passos. Conheça seis dicas que podem te ajudar nessa tarefa e coloque-as em prática no seu negócio.
1. Tenha um plano de negócios bem definido
O plano de negócios é o guia de qualquer empreendimento, por isso verifica se as coisas acontecem de acordo com o plano planejado. Veja quanto dinheiro você precisa e como ele será gasto.
Lembre-se que não ter um plano de negócios pode ser um grande risco, pois ao mesmo tempo em que perde boas oportunidades, também corre mais riscos.
2. Descubra custos ocultos
Certos custos nem sempre são fáceis de monitorar e, por isso, em alguns casos, são esquecidos no planejamento.
Obtenção de licenças, despesas legais e eventuais expansões da empresa são alguns exemplos, pois não são custos recorrentes. Monitore-os sem perder o controle das contas.
3. Certifique-se de que os clientes paguem em dia
As empresas podem ter sérios problemas se os pagamentos dos clientes não forem feitos no prazo. O pagamento de fornecedores e outros custos básicos implica uma série de dívidas que se tornam uma bola de neve. A emissão de faturas claras e precisas ajuda a reduzir eventuais dúvidas de seus consumidores.
4. Cumpra os prazos de pagamento de impostos
Fique sempre atento aos prazos de pagamento dos impostos. Caso contrário, podem se transformar em multas e juros.
Esses custos extras são desnecessários e confundem muito o planejamento financeiro da empresa. Mantenha todos os registros atualizados e cumpra essas obrigações sem demora. Aproveite as condições de pagamento com desconto
5. Estabeleça prioridades
O lucro é o principal objetivo das empresas, mas considere outras prioridades. O que mais você quer fazer? Defina uma meta e considere, por exemplo, se deseja ver seu produto em todas as lojas ou apenas em departamentos especializados.
Deseja expandir seus negócios através de filiais ou criar franquias? Tudo deve ser pensado com cuidado e planejado.
6. Controle de estoque
O controle de estoque eficiente garante uma boa capacidade de armazenamento e evita que você fique sem produtos.
Isso está diretamente relacionado ao controle financeiro, pois permite que você tenha um bom orçamento e, ao mesmo tempo, tenha tudo disponível e dentro do planejamento.
Leia também::: 6 erros contábeis e como evitá-los, para seu negócio alavancar
Mantenha o controle financeiro em dia
Ter um bom controle financeiro não significa parar de gastar, trata-se de ser cauteloso com o dinheiro e observar os movimentos que são feitos.
Ganhar dinheiro não é só com vendas, é saber gerenciar e incluir táticas como buscar descontos com fornecedores, ter uma melhor gestão de estoque e até mesmo atendimento ao cliente.
Realizar essas ações pode ser a diferença entre se destacar no mercado e ver sua empresa crescer, ou então declinar e ver seu negócio se acabar. E qual caminho você deseja seguir?
Se você sofre com seu controle financeiro, seja por falta de tempo ou conhecimento, terceirizar a gestão pode ser uma excelente alternativa. E aqui na Exatus Contabilidade podemos lhe ajudar com o processo.
Portanto, esperamos que tenha gostado das dicas para ter melhor controle financeiro da sua empresa e, caso precise de ajuda com o processo, clique aqui e converse com nossos consultores!