É funcionário de uma grande empresa? Veja as vantagens de ser PJ

Quais as vantagens de ser PJ? Provavelmente, você já se fez essa pergunta, ainda mais se é funcionário de uma grande empresa e vê a quantidade de impostos que são descontados de seu salário como CLT todos os meses.

Ao se olhar apenas para os números de pessoas que migraram para Pessoa Jurídica, percebe-se que deve haver uma vantagem. Na verdade, há várias, como vamos explicar no artigo abaixo.

Mas antes, dê uma olhada nestes números: dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) realizada pelo IBGE, mostrou que somente em 2022, até o momento do levantamento dos dados, foram 2,2 milhões de trabalhadores inseridos na condição de contrato PJ, uma alta de 20,8% comparada ao ano anterior.

Com um crescimento tão grande, é certo que esta pode ser uma boa escolha. E se quer saber as vantagens de ser PJ, é só seguir a leitura e ver como a Exatus pode te ajudar!

O que é ser PJ?

Para começar, vamos explicar o que é PJ, que é a sigla para pessoa jurídica. Ser PJ quer dizer ter seu próprio negócio devidamente registrado em um CNPJ, com a liberdade de prestar serviços para qualquer empresa.

Muitos trabalhadores em regime CLT, ou seja, registrados em carteira, estão deixando este modelo para se tornarem PJ. Dessa forma, passam a atuar como prestadores de serviço para as empresas que já trabalhavam, com as vantagens que este modelo proporciona.

Existem vários tipos de CNPJ, mas o mais comum nesses casos é o MEI. Com a reforma trabalhista, a figura do trabalhador autônomo PJ passou a ser reconhecida com a regularização dos serviços prestados de forma contínua e exclusiva.

Assim, a contratação PJ é uma contratação de prestação de serviços. Nesse tipo de contratação, não existe registro na carteira de trabalho como acontece na contratação CLT.

Essa modalidade é regulamentada pela Lei nº 11.196, desde que se trate de serviços intelectuais, de natureza científica, artística ou cultural. Com isso, ficou mais fácil trabalhar de forma independente, fora das exigências do regime CLT.

Além disso, o trabalhador PJ precisa abrir um CNPJ para realizar seu trabalho. Dessa forma, todos os meses ele irá emitir uma nota fiscal comprovando seus serviços prestados à empresa.

Leia também::: O que devo saber antes de abrir minha empresa?

Quais as vantagens de ser PJ?

Como PJ, o colaborador terá algumas vantagens, entre as quais podemos destacar:

1. Salários

O primeiro e principal motivo de muitos deixarem de ser CLT e passarem a atuar como PJ é o financeiro. Como pessoa jurídica você terá um salário maior se comparado às pessoas que desempenham a mesma função com carteira assinada. 

Isso acontece porque como PJ a empresa te pagará mais, já que não terá custos com os impostos da CLT, como INSS, 13º salário, férias, entre outros. Dessa maneira, pode te remunerar em torno de 40% a mais. Isso ajuda a compensar as perdas que você teria com a CLT.

2. Benefícios

Além disso, como Pessoa Jurídica você deixa de ter os benefícios que tinha na CLT. Mas, em contrapartida com os valores maiores que receberá, poderá estipular quais valores destinará para esta sua segurança financeira. Logo, você passa a ter maior controle sobre seu futuro.

Por exemplo, ao invés de pagar o INSS, poderá optar por uma aposentadoria privada, que diante do cenário da Previdência Social do Brasil, vem se apresentando como uma excelente escolha para o seu futuro.

3. Menor percentual de INSS

Além disso, caso deseje seguir contribuindo para o INSS e ter direito aos benefícios da Previdência Social, como PJ ele pagará um percentual menor. Como CLT, sua contribuição era de 20% sobre o salário, e como PJ tem a obrigação de contribuir apenas com 11%.

4. Flexibilidade de horário

Por fim, outra vantagem de ser PJ é a flexibilidade de horário. Como não será mais funcionário da empresa, mas sim um prestador de serviços, poderá escolher os horários que prestará tal serviço. 

Como você firmará contrato com a empresa para realizar determinado serviço, é você que terá que definir qual seu horário de trabalho. Essa flexibilização inclusive permite que você possa atender a mais clientes, maximizando seus ganhos.

Leia também::: É possível ser CLT e PJ ao mesmo tempo?

Colha as vantagens de ser PJ

Como fica claro, as vantagens de ser PJ são inúmeras e justificam a grande procura que este modelo empresarial vem ganhando nos últimos anos.

E se você é funcionário de uma grande empresa, saiba que seguir por este caminho pode ser uma excelente escolha para o presente e também para o seu futuro.

Aqui na Exatus Contabilidade somos especialistas na abertura de empresas, ajudando muitos funcionários CLT migrarem para o PJ e com isso terem acesso aos benefícios que listamos no artigo acima.


Se é isso que você quer para você, e com isso ter as vantagens de ser PJ, clique aqui e entre em contato com nossa equipe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.