Por que enviar extrato bancário para o contador!?
A contabilidade tem uma participação muito ativa na vida de cada empresário e também da sua empresa. Não é exagero dizer que é uma das grandes ferramentas de gestão para análises de fraquezas e gargalos, e também para tomada de decisões futuras.
Acontece que para que isso aconteça com qualidade, ou seja, para que o empresário possa desfrutar deste benefício e utilizar o seu contador e sua contabilidade como mais uma estratégia de negócios, é preciso que haja um alinhamento muito próximo entre o setor financeiro e o setor contábil.
Talvez você leitor, que já tenha tido alguma experiência com setor financeiro de uma empresa, deva saber que o financeiro é feito todo dia, e deve ser fechado todo dia. Não se pode deixar para depois a conferencia de pagamentos ou recebimentos, sob pena de você ficar diante de um caos nas suas finanças e perder o controle. Apesar disso, a contabilidade ela não traz tantas consequências caso seja negligenciada, pelo menos a curto prazo, como quando comparado ao financeiro, e consequentemente por essa razão, diversas das vezes é deixada de lado pelos empresários.
O cenário ideal é a contabilidade que retrate exatamente o que ocorre na realidade da empresa, seja nos mínimos detalhes, como valores de saldos de conta caixa e banco, mas obviamente isso não é algo que ocorre em grande parte dos casos, e não sejamos hipócritas em tentar falar algo diferente.