Como encontrar o preço do seu produto/serviço?

Preço do seu Produto ou Serviço_

Como encontrar o preço do seu produto ou serviço?

 

 

Encontrar o valor correto para o preço de seu produto ou serviço pode ser uma das tarefas mais trabalhosas para o empresário, e na prática o que ocorre é que muitas vezes essa tarefa é negligenciada e como consequência as contas não batem no final da operação.

 

Existe uma série de técnicas próprias para realizar o cálculo do preço final de venda, inclusive várias delas partindo da premissa básica que é achar o custo. Tão desafiador quando encontrar o preço de venda é o desafio de encontrar corretamente o custo, pois é a partir desse valor que se chegará no preço final.

 

A técnica de cálculo de do custo é algo muito discutido na academia pelos escritores da ciência contábil e se desdobra em vários tipos e formas tais como o Custeio Direto, Custeio por Absorção, Custeio ABC, Custeio Padrão, Sistema de custo Kaizen, mas tudo isso é complexo demais para o micro e pequeno empresário, que dificilmente vai conseguir dominar esse conhecimento, e em grande parte das vezes não terá disponível dinheiro para investir em um profissional com gabarito suficiente para executar essa análise em sua empresa.

 

Mas o que fazer então? Diante disso é preciso separar as necessidades de cada empresário e analisar caso a caso. Se nós estivermos falando de uma indústria, ou um comércio por atacado que já não mais se enquadra como Micro ou Pequena empresa, é altamente recomendável aplicar todas as técnicas possíveis para saber exatamente os valores de custo, e além disso outras variáveis como ponto de equilíbrio das vendas e TIR, que é a taxa de retorno do investimento.

 

Se nos voltarmos para a realidade do Micro e Pequeno empresário, ainda será importante conferir uma atenção especial sobre isso, contudo pode ser feito de uma maneira simplificada, até mesmo porque em grande parte das situações nós estaremos diante de uma empresa que oferece apenas 1 tipo de serviço como modelo de negócio, ou então uma empresa que atua especificamente com um rol de produtos limitados, o que já é algo que facilita e muito.

 

Sem mais delongas, e focando neste segundo caso, o primeiro passo é apurar o que está diretamente ligado ao seu produto ou serviço e que naturalmente você vai gastar toda vez que oferecer ao seu cliente. Tomando como exemplo um determinado produto x, para melhor visualizar a situação, nós estamos nos referindo neste momento ao custo direto de aquisição. Aqui deve-se mensurar o quanto a mercadoria custou quando você comprou do seu fornecedor, o valor do frete que você pagou para que essa mercadoria chegue até sua empresa, e os impostos que incidiram nessa operação, e até mesmo outros valores possíveis que possam existir que vai ser determinado pelo tipo de operação, como por exemplo um seguro.

 

Aqui vale fazer uma grande observação quanto a tributação, pois dependendo do Estado que sua empresa se encontra, provavelmente você deverá fazer uma operação interestadual comprando de um fornecedor de outro Estado, e isso vai gerar um lançamento de ICMS por parte da Fazenda Estadual. Sabemos que atualmente a legislação do ICMS no Brasil é regulamentada de forma independente para cada Estado da Federação o que faz que não seja possível indicar nesta publicação valores fixos, e até mesmo porque neste emaranhado de normas existem mais exceções do que a regra, então nossa sugestão é que você converse com o seu contador – que provavelmente deve dominar a legislação do seu Estado – para que demonstre isso de forma esmiuçada para você, e você saiba exatamente quanto vai pagar de ICMS na sua operação.

 

Tendo o preço de compra, o valor do frete, outas despesas diretas na aquisição e impostos incidentes sobre a compra já é possível ter um valor base. Neste momento deve ser agregado mais alguns valores, que são referentes a quanto você deve gastar para manter essa mercadoria em estoque, e quanto você gastará no momento que realizar a venda do produto, e isso inclui também os impostos sobre a venda.

 

Feito isso você terá pelo menos um valor mínimo aproximado que você gasta só em realizar a sua operação de compra e venda, então uma conclusão que é possível tomar é que em nenhuma hipótese você poderá vender abaixo disso, caso contrário estará tendo prejuízo.

 

A partir deste valor mínimo você deverá analisar o preço que seu concorrente tem trabalhado este produto no mercado para ter ideia de quanto você pode trabalhar na sua margem de lucro, e veja, lembre-se que quanto maior for sua margem de lucro, o preço final deve aumentar e consequentemente os impostos sobre venda também aumentarão, tornando o custo da mercadoria um pouco maior.

 

Chegando finalmente a um valor próximo do ideal, tendo por base os custos de aquisição, manutenção e venda, bem como a margem de lucro, o próximo passo é analisar o seu custo fixo que são aqueles custos que naturalmente sua empresa já terá independentemente de você estar comprando ou vendendo mercadorias. Esses valores de custo fixo vão ajudar você a tentar fazer algum ajuste no preço do seu produto se você quiser embutir isso no preço final para te trazer uma segurança maior.

 

Para fazer o cálculo de preço de serviço oferecido, algumas adaptações deverão ser feitas nesse método, mas a ideia central será a mesmo que é analisar o custo da empresa para oferecer determinado serviço e o custo fixo para execução do mesmo com qualidade, além de outras variáveis.

 

O que podemos concluir é que dificilmente o empresário encontrará uma formula mágica pronta em livros ou em artigos na internet que vá demonstrar como descobrir o valor ideal de venda. Esta publicação, por exemplo, é apenas uma orientação de fatores que devem ser levados em consideração na hora de apurar o preço, mas essa análise vai muito além disso, e nossa sugestão é que isso definitivamente seja feito antes de você entrar no mercado, porque são nos primeiros anos que o empresário mais sofre, em uma fase de adaptação. Além disso, é interessante saber também que apenas com o passar do tempo você conseguirá amadurecer essas informações para chegar cada vez mais em um valor ideal, porque somente após certo tempo de operação você terá informações como Receita bruta média, ou valores fixos de despesas.

 

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