Será que ainda vale a pena investir na bolsa de valores? E vale a pena colocar dinheiro da minha empresa? A resposta é, depende.
O investimento na bolsa é arriscado, e depende de uma análise bastante complexa do mercado. Porém, dependendo do tipo de ação, é possível ter rendimentos muito acima da paga pela poupança ou por outros tipos de investimento. Mas pode ocorrer também o contrário.
Mas para tirar suas dúvidas e lançar um pouco de luz sobre um tema tão complexo, preparamos o artigo a seguir. Confira!
O que é a bolsa de valores?
A bolsa de valores é o local onde investidores negociam a compra/venda de ações de capital aberto de empresas. Ao comprar uma ação, você se torna um acionista da empresa e, conforme sua valorização, a ação passa a valer mais.
Mas pode ocorrer o contrário. Você compra ações de alguma empresa e, por algum motivo, ela começa a se desvalorizar. Dessa forma, a ação que você comprou também reduzirá seu preço, fazendo com que você tenha prejuízo.
As ações das empresas são negociadas por meio das corretoras de valores, que devem estar habilitadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Para que você possa negociar ações, é preciso realizar um cadastro junto a uma corretora.
Feito esse processo, que inclui o envio de dados e cópias de documentos, você passa a ter acesso a uma plataforma chamada Home Broker. É por meio dela que será possível realizar as compras e vendas. É nesse sistema que também é possível observar o chamado book de ofertas de cada ativo, analisar gráficos, entre outros recursos.
E vale a pena investir na bolsa de valores?
Bom, como explicamos acima, o investimento na bolsa é como se fosse uma aposta. Além disso, o grau de risco envolvido em cada estratégia para fazer multiplicar o dinheiro ainda é obscuro para muitas pessoas.
E por isso, investir o dinheiro da empresa na bolsa de valores deve ser feito com cautela. Assim como seus próprios recursos, é importante deixar claro que há alto potencial de retorno. E nesse sentido, a bolsa surge como uma opção para quem deseja ver seu dinheiro rendendo mais.
Mas isso é ainda mais indicado para quem deseja fazer investimentos em longo prazo e que investirá apenas em empresas com bons fundamentos, como baixo índice de endividamento, boa margem de lucro, que esteja em expansão, entre outros detalhes.
Nesse sentido, é também importante saber fazer uma análise gráfica, comparando preços das ações ao longo do tempo. Somada a isso, é indicado também fazer uma análise fundamentalista, na qual é feito o estudo da saúde financeira da empresa com base em demonstrativos de resultados e indicadores financeiros e contábeis.
Ou seja, requer conhecimento e estratégia para não se perder dinheiro. Além disso, é possível apontar como vantagens de se investir na bolsa:
- isenção de IR para transações de vendas mensais de até R$ 20 mil
- possibilidade de investir pequenas quantias
- alto potencial de rentabilidade
- possibilidade de diversificar sua carteira, reduzindo riscos
As desvantagens
Já citamos anteriormente sobre o risco da desvalorização das ações de alguma empresa, que poderão levar o investidor a registrar prejuízos. Além disso, as desvantagens de se investir na bolsa estão:
- risco maior do que os investimentos de renda fixa
- necessidade de estudo constante para entender as flutuações do mercado acionário
- alta volatilidade das ações
Cuide do seu dinheiro
Como procuramos explicar no texto, o investimento na bolsa de valores é uma alternativa à poupança e também aos investimentos de renda fixa. Porém, para se ter sucesso nessa área, é preciso muito estudo e dedicação. Dessa forma é possível sim ter bons resultados com a compra e venda de ações.
E quanto a investir dinheiro da empresa na bolsa é a mesma questão, com o agravante que uma grande perda pode até mesmo inviabilizar seu negócio. Por isso, usar recursos da sua empresa para a compra de ações deve ser feita com cautela, e como recomendação, jamais coloque todos “os seus ovos na mesma cesta”. Assim, as chances de prejuízo são reduzidas.
Mas caso prefira fazer tal investimento, faça algum de longo prazo e use recursos que não farão falta ao caixa da sua empresa. Isso evita que tenha que fazer o saque ou a venda de ações antes do prazo e tenha um prejuízo no processo.
Espero que tenha gostado do artigo se vale a pena investir na bolsa de valores. E caso queira seguir recebendo dicas financeiras e contábeis, nos siga nas redes sociais. Estamos com canais no Facebook, Instagram e Youtube!